Cultura

UFSCar apresenta mostra que retrata trajetórias de mulheres negras brasileiras

Biografias, narrativas e imagens buscam valorizar e recontar histórias de mulheres dos séculos XIX e XX

 

Até o dia 30 de novembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a mostra visual "Recuperando imagens e trajetórias de mulheres negras brasileiras". O objetivo é evidenciar trajetórias de 30 mulheres negras brasileiras dos séculos XIX e XX que se destacaram por suas lutas sociais e políticas, bem como em produções teóricas nos eixos da Educação, Religiões de Matriz Africana, Literatura, Cinema, Artes Plásticas, Ciências Exatas e Política.
Na exposição, essas mulheres são retratadas por meio de biografias, narrativas e imagens, que procuram valorizar suas trajetórias e recontar suas histórias, ressaltando o conhecimento que produziram e o empoderamento feminino. A exposição também visa destacar atores e sujeitos neglicenciados pela historiografia predominante, colaborando com a desconstrução de estigmas, preconceitos e discriminações.
A mostra está aberta para visitação gratuita do público interessado, no Piso 1 da BCo, área Norte do Campus São Carlos da Universidade. A iniciativa faz parte do Ciclo de Debates - Raça, Gênero e Sexualidade, realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Usina de Reflexão da UFSCar em conjunto com o Coletivo de Mulheres Negras "Café das Pretas". Mais informações podem ser obtidas em http://bit.ly/2ACheKJ.

 

      (Foto: Christian Savi - CCS/UFSCar)

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

3

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira