Cidade

Horta Comunitária do Aracy recebe estufa

Horta Comunitária do Aracy recebe estufa

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, acompanhado da chefe de gabinete da SMTER, Rita Camargo, do diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES), José Eduardo de Araújo, e da diretora do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, Magda Chabaribery, participou na manhã de sábado (25), da entrega da estufa da Horta Orgânica Comunitária II “Renie Passos Caldas de Almeida”, localizada na rua Antônio Luiz Zanchin, n.º 461, no bairro Cidade Aracy.

 

Criada em 2012, a Horta Comunitária com área total de 6.000 m² e ocupação atual de 2.000 m², é um empreendimento econômico solidário apoiado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, por meio do DAES. A estufa da Horta Comunitária foi comprada em junho de 2014 (R$ 23.888,00) e entregue esse ano.

 

Atualmente trabalham na Horta Comunitária quatro mulheres no sistema associado, em formação para um novo empreendimento de Economia Solidária. Desde o início, o empreendimento conta com um número reduzido de participantes cuja situação socioeconômica é bastante precária. A maioria são pessoas idosas, aposentadas, com histórico de trabalho na terra e na agricultura, com baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

 

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda através do DAES tem fornecido por meio de convênios e parcerias os materiais para as atividades: ferramentas, insumos e sementes. A área da horta tem autorização dos órgãos ambientais municipais para desenvolver atividades de agricultura orgânica, fundamental para a garantia da segurança alimentar local.

 

O Programa Brasil sem Miséria do Governo Federal destinou também, R$ 67 mil para a compra da caixa d’água, sistema de irrigação, duas motos carreta e moto cultivadora. O Programa estabelece ainda, assessorias de comercialização e produção, processo já realizado até julho de 2017 pelo NuMI-EcoSol (Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária), uma unidade de ensino, pesquisa e extensão vinculada diretamente à Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressaltou que o serviço realizado pelas senhoras que trabalham na Horta Comunitária do bairro Cidade Aracy está sendo acompanhado pela SMTER/DAES. Bragatto ressalta ainda, o total apoio do prefeito Airton Garcia ao trabalho e a importância da união de todos os setores para o desenvolvimento da cidade. “Um plantio de verduras e legumes que já está avançado, nós conseguimos fazer a instalação da estufa, estamos providenciando um sistema de irrigação, entregamos protetor solar para que essas senhoras possam ter melhores condições de trabalho, cuidar da saúde e ter a proteção contra o sol. Vamos trabalhar agora na ampliação da comercialização, são famílias que estão atuando junto com a Economia Solidária e nós queremos que esse trabalho cresça cada vez mais na cidade de São Carlos”, completou Bragatto.

 

O empreendimento foi viabilizado através de parcerias com setores privados locais, sendo fundamental o apoio da Rosário Farmácia & Drogarias e Mineração Itaporanga, garantindo os materiais necessários para a implementação, como encanamentos, container, pias, torneiras. Além disso, conta com o apoio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que fornece a água utilizada para a irrigação.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

3

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira