Saúde

CONVITE: pesquisa da UFSCar convida idosos para formação de grupo de prevenção a quedas

Atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever a partir de 2 de janeiro

 
Melhorar o controle postural para reduzir o risco de quedas em idosos por meio de uma abordagem multimodal. Este é o objetivo de um grupo que está sendo formado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no âmbito de pesquisa realizada por Anna Julya Viana, estudante do curso de Gerontologia da Instituição, sob orientação da professora Karina Gramani Say, do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade, e com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
 
O grupo vai trabalhar exercícios de coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular, atenção dividida e flexibilidade. Essas ações estarão associadas também à educação em saúde e estimulação cognitiva com atividades para treinar a atenção, orientação viso-espacial, função executiva e memória.
 
O objetivo é cuidar da saúde do idoso, diminuindo o risco de quedas e melhorando a qualidade de vida.Podem participar do grupo idosos com mais de 60 anos e que não pratiquem atividade física. Os participantes também não podem ter comprometimento cognitivo, neurológico e vestibular (tonturas e vertigens). Os idosos realizarão avaliação de equilíbrio e memória antes e depois das atividades. De acordo com as pesquisadoras, a participação no grupo é importante para as os idosos que têm medo de cair e, principalmente, para quem sofreu duas ou mais quedas nos últimos doze meses.
 
As atividades do grupo serão realizadas na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos, entre os dias 22 de janeiro e 23 de março do próximo ano. Os encontros serão às terças e sextas-feiras, na parte da manhã. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever entre os dias 2 e 19 de janeiro de 2018, com Anna Julya Viana, pelo telefone (17) 99116-7563 (ligação ou WhatsApp) ou no e-mail annajulyav@gmail.com.
Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 50486115.2.0000.5504).

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos