Educação

Maratona internacional de criação de jogos acontece em janeiro na USP de São Carlos

Maratona internacional de criação de jogos acontece em janeiro no ICMC

 
A Global Game Jam reúne desenvolvedores e entusiastas para fazer jogos em 48 horas. A edição deste ano está presente em mais de 100 países         
 
 
Quer desafiar sua criatividade, conhecer novas pessoas, testar suas habilidades e participar de um dos maiores eventos de inovação do mundo? Nos dias 26 a 28 de janeiro acontece a décima edição da Global Game Jam (GGJ), a maior maratona de desenvolvimento de jogos do planeta, na qual os participantes são convidados a produzir protótipos jogáveis dentro de 48 horas. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, será uma das sedes do evento no Brasil.
 
Promovido no Instituto pelo grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG), o evento tem como objetivo estimular inovação, experimentação e colaboração por meio do desenvolvimento de games. “Nós sediamos a GGJ em São Carlos desde a primeira edição e sempre temos coisas bem legais sendo produzidas aqui”, conta Gil Barbosa Reis, organizador do evento e membro do FoG. “É um momento para estimular a criatividade e fazer contatos, além de ser muito divertido, claro”, completa.
 
A Global Game Jam acontece desde 2009, é aberta para todos os públicos e a participação é gratuita. É possível ir com um grupo já formado para o evento, conhecer pessoas na abertura e começar um projeto ou, mesmo, participar sozinho. Todos os jogos são feitos a partir de um mesmo tema, que é interpretado de diferentes formas pelos participantes. Podem ser feitos jogos digitais ou analógicos, por exemplo, utlizando tabuleiro ou cartas. Na última edição realizada em 2017, a GGJ contou com 700 sedes em todo o mundo e mais de 35 mil participantes, que produziram cerca de 7 mil jogos.
 
O evento começa às 17 horas da sexta-feira, dia 26, nas salas de aula do bloco ICMC-5, quando o tema será apresentado aos participantes. A partir da abertura, a maratona começa e estende-se, sem parar, até o final do domingo, dia 28, quando os jogos produzidos serão apresentados aos demais participantes no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do Instituto. As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário e, para submissão dos jogos, no site da maratona.
 
Neste ano, a sede de São Carlos tem como apoiadora a Escola Brasileira de Games, plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais. Todos os participantes da GGJ no instituto receberão acesso a um curso da plataforma dentre os disponíveis no formulário, de forma gratuita.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias