Região

Escola Municipal de Ibaté Promove Palestra Sobre Primeiros Socorros

Escola Municipal de Ibaté Promove Palestra Sobre Primeiros Socorros

 

Como prevenir acidentes no ambiente escolar e doméstico, como prestar os primeiros socorros em caso de desmaios, contusões, luxações e fraturas foram os assuntos abordados na palestra realizada para os professores, alunos e funcionários da Escola Municipal “Julio B. Mendes”, em Ibaté.

Nos dias 2 e 3 de abril, o cabo do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Abimael Gonçalves Ramos, ministrou duas palestras sobre primeiros socorros na unidade de ensino.

Segundo o diretor da escola, Alexandre Moraes Gaspar, a principal finalidade foi contribuir para minimizar as possibilidades de acidentes e estimular a autonomia dos profissionais e dos alunos para os primeiros cuidados em situações de urgência e emergência. “Sabemos que tanto os adultos quanto as crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes ou lesões. É muito importante que os professores e os funcionários tenham um conhecimento básico de primeiros socorros. Além de tranquilizar a criança, um docente ou um funcionário treinado saberá como proceder até a chegada do socorro especializado”, comentou.

Nos dois períodos, o cabo Abimael explanou sobre como evitar acidentes e como proceder em situações de emergência, demonstrando como prestar os primeiros socorros em casos de ocorrência, seja na escola, no trânsito ou no ambiente doméstico.

Para o diretor da unidade de ensino, as escolas e os professores têm um papel importante na promoção da saúde e na prevenção de doenças e acidentes entre crianças e adolescentes no âmbito escolar. “Em muitas situações, a falta de conhecimento acarreta em inúmeros problemas como estado de pânico ao ver a vítima, manipulação incorreta e solicitação desnecessária do socorro especializado em emergência. É nesse contexto que se torna importante o conhecimento sobre primeiros socorros entre professores e funcionários. A escola deve ser protagonista nas ações de proteção da saúde e do bem-estar, sendo responsável pela idealização e manutenção de planos de segurança com o intuito de reduzir o número de acidentes, garantindo dessa forma um local protegido para brincadeiras e atividades. Apesar dos alunos terem pouca idade, é necessário que saibam as noções básicas de primeiros socorros. Essa orientação é de fundamental importância para a formação integral dos alunos como cidadãos”, destacou Gaspar.

Segundo o prefeito José Luiz Parrella (PSDB), é importante que o tema seja trabalhado e discutido dentro do ambiente escolar. “Dessa forma eles (professores e funcionários) estão aptos a prestar um atendimento a fim de assegurar e preservar a vida dos alunos. Eventos como esse podem fazer a diferença! Além disso, os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam na escola. Parabéns a direção e coordenação da escola E.M. Julio B. Mendes”, finalizou o chefe do Executivo.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos