Região

Araraquara prepara “Operação Estiagem”

A Prefeitura deu início ao período preparatório do “Plano de Contingência Operação Estiagem 2018”, previsto para ocorrer de maio a setembro.

 Os trabalhos acontecem por meio de uma parceria entre a Comissão Municipal de Defesa Civil, Diretoria de Gestão Ambiental do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Gerência de Posturas, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

 O plano é um instrumento de gestão de risco, possibilitando aos gestores públicos a adoção de medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, com o objetivo de minimizar os efeitos da estiagem. O período é marcado pelo aumento das queimadas em áreas urbanas e rurais, com elevação do número de problemas alérgicos e respiratórios.

 Como parte da ação, a Diretoria de Gestão Ambiental e o Corpo de Bombeiros estão mapeando as áreas mais atingidas por queimadas nos anos anteriores, para direcionar os trabalhos. Além disso, a Gerência de Posturas já notificou os proprietários de terrenos, por meio de edital, e vai multar aqueles que não mantiverem os locais limpos.

 O Município também está finalizando a adesão ao programa “Operação Corta Fogo”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e prepara uma série de palestras nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

 Também serão inseridas ações de defesa civil e gestão ambiental no programa educativo “Guardando o Amanhã”, que será retomando pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública na próxima semana e tem como foco os alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais.

 Vale lembrar que, em março, foi realizada a oficina preparatória para a Operação Estiagem em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que capacitou brigadistas para o combate a incêndios. Foram capacitados servidores do Daae e integrantes da Defesa Civil.

Chuvas de Verão

 Durante três meses, entre 21 de dezembro e 31 de março, a Prefeitura realizou a operação “Plano de Contingência Chuvas de Verão”, em parceria com outras instituições do município, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

 Os trabalhos de proteção à comunidade foram coordenados pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e contaram com intervenções preventivas e de socorro durante as chuvas intensas.

 Entre as ações preventivas, houve o fechamento da Via Expressa sob o Terminal Central de Integração (TCI), a fim de evitar possíveis vítimas, inclusive de acidentes de trânsito. O local possui histórico de alagamentos.

 O balanço final da operação contabiliza 12 interdições de vias, 10 pontos de alagamento, 4 imóveis interditados, 20 alagados, 10 destelhamentos e 12 pessoas desalojadas, além de 3 rompimentos de asfalto e queda de 5 postes de energia.

Operação Estiagem 2018: o que fazer para ajudar

  • Mantenha terrenos e quintais limpos ou oriente os proprietários a fazê-lo
  • Nunca coloque fogo em vegetação (mesmo seca), lixo ou entulho
  • Não jogue cigarros ou fósforos acesos em margens de rodovias ou em áreas de vegetação
  • Não solte balões e adote cuidados com fogos de artifício
  • Caso presencie alguém provocando ou iniciando queimada ou incêndio, denuncie para a Polícia Militar, no telefone 190, ou para a Guarda Civil Municipal, no telefone 153
  • Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193
  • Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos