Política

LUTO: ex-vereador Paraná morre em São Carlos

Ex-vereador Paraná morre em São Carlos

 

Ex-vereador Idelso Marques de Souza, conhecido como Paraná, morreu na manhã desta quinta-feira (12) na Santa Casa de São Carlos. O ex-vereador sofria  de diabetes e insuficiência renal.

Paraná estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última  sexta-feira teve a perna esquerda amputada.

 

Idelso foi vereador  por três mandatos e se afastou da política na última eleição para cuidar da saúde e apoiar à vereador seu filho Jhoni,  Paraná Filho.

O Paraná era muito conhecido principalmente no bairro Cidade Aracy, região que tinha expressivo eleitorado. A informação da morte do ex-vereador foi publicada pelo seu filho Dhon Oliveira nas redes sociais.

“É com grande tristeza que comunico o falecimento do meu pai, foi um homem de bondade gigante, venceu pela sua garra e determinação, e pautou sua vida em ajudar as pessoas”, disse.

“Descanse em paz meu guerreiro, terei até os últimos dias da minha vida, o grande prazer de dizer que sou filho”.

A Câmara Municipal de São Carlos declarou luto oficial por três dias na Casa em razão do falecimento do ex-vereador.

Idelso exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal por três legislaturas (1997 a 2000), (2001 a 2004) e (2013 a 2016).

O velório vai ser  realizado, a partir das 21h30, na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha - sede da Câmara Municipal -, e o sepultamento será na manhã desta sexta-feira.

 

História 

 

Natural de Warta, distrito de Londrina, no Paraná, nascido em 3 de maio de 1962, filho de José Marques de Souza e de Ilda Gomes de Souza, Idelso radicou-se em São Carlos, residindo no bairro de Cidade Aracy. Ingressou na política filiando-se ao PMN, pelo qual foi eleito vereador nas eleições de 1996 para a legislatura de 1º. de janeiro de 1987 a 31 de dezembro de 2000. Reelegeu-se no ano 2000 pelo PDT para cumprir mandato de 1º. de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004;

 No biênio 2001-2002 presidiu a Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Durante seus mandatos integrou outras comissões, como a de Meio Ambiente e liderou importantes movimentos reivindicatórios em benefício da cidade e principalmente da grande Cidade Aracy.

Elegeu-se novamente vereador em 2012, pelo PHS, com 2.662 votos, sendo o sexto mais votado entre os 21 vereadores. Em sua última legislatura integrou o PROS.

LUTO OFICIAL - O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, ao baixar a portaria de luto oficial, expressou condolências ao filho do ex-parlamentar, o atual vereador Paraná Filho e sua família, ressaltando que Paraná “foi um parlamentar íntegro e honrado, que dignificou a representação popular no Legislativo Municipal”.

“Paraná destacou-se pela autenticidade e determinação com que defendeu suas ideias e propostas na Câmara. Deixa o exemplo de um cidadão dotado de elevado espírito público, homem simples, fiel às suas origens, e um vereador que defendeu os interesses das pessoas menos favorecidas”, disse.

Idelso Marque de Souza era casado com Neuza de Oliveira Souza e teve três filho, Dionath Oliveira de Souza, Dhon Oliveira Souza e Dhony Oliveira Souza (vereador Paraná Filho).

 

 

 

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos