Cultura

Projeto “ConSertão” chega a Araraquara com homenagem à música caipira

 

 

Quando a melodia da música caipira encontra a estrutura musical de uma orquestra sinfônica, o resultado é uma homenagem emocionante aos compositores que marcaram época cantando as belezas do interior do país. É esta experiência que o projeto ConSertão, que acontece nos dias 15 e 16 de junho, em Araraquara, proporciona ao público. As apresentações acontecerão às 20h, na Praça do Carmo, na Avenida 7 de Setembro, no Carmo. As apresentações são gratuitas.

 

De maneira a valorizar a produção cultural local, as apresentações serão divididas em dois períodos. Na sexta-feira, dia 15 de junho, artistas da música caipira convidados de Araraquara irão conduzir a apresentação. Já no sábado, 16 de junho, Cláudio Lacerda se apresenta ao lado de Neymar Dias, Lula Barbosa e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

 

Entre o repertório da apresentação, estão músicas conhecidas do grande público, como “Romaria”, de Renato Teixeira; “Saudade da minha terra”, de Belmonte e Goiá; “Boiadeiro Errante”, de Teddy Vieira; e “Tristezas de Jeca”, de Angelino de Oliveira. A maioria dos autores homenageados é do Estado de São Paulo, lar original de uma parcela significativa dos intérpretes e compositores do gênero.

 

Esta é a quarta apresentação do projeto, que já reuniu mais de 8 mil pessoas pelas cidades de Piracicaba, Barra Bonita e Paraguaçu Paulista.

 

“O objetivo é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”, explica o diretor artístico do projeto, Cláudio Lacerda, respeitado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções.

 

Solistas e Orquestra – A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, participa de todas as apresentações, sempre sob regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

 

Todos os arranjos para a orquestra foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que, além da direção musical, também é solista nas apresentações, empunhando um dos principais personagens da cultura do interior: a viola caipira.

 

Cláudio Lacerda conta: “Acho que todo cantor sonha em ser acompanhado por uma Orquestra. Eu sonho! Em 2010 formatei o projeto ‘Moda Sinfônica’ com o Quarteto de Cordas Mafra. Em maio de 2015, conversando com o Neymar Dias em uma boa mesa de bar, aumentei o tamanho do sonho e perguntei o que ele achava de um concerto com uma Orquestra, interpretando clássicos caipiras. Ele achou a ideia incrível e se ofereceu para escrever os arranjos. Na mesma hora o convidei para ser o solista na viola caipira. Quando falei o nome ConSertão, percebi que passamos a falar seriamente sobre o projeto. Lembrei do joseense Marcos Librantz, da Agência NTZ, especialista em projetos culturais, pois havia assistido a um curso com ele no Cultura e Mercado dias antes. Marcamos uma reunião, apresentei o projeto para ele e sua sócia Luciana Ciucci, e saí de lá com dois parceiros maravilhosos, que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar esse meu sonho!”.

 

Lula Barbosa é o artista convidado desta edição e canta ao lado de Cláudio. Ambos emprestam suas vozes para interpretar belas canções dos compositores homenageados. “O Lula foi convidado por ser um grande cantor e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso!”, diz Lacerda.

 

Fortalecimento da cultura regional – Seguindo seu compromisso com as pessoas de proporcionar cultura, arte e entretenimento para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto. Luiz Carlos Lucatelli, Gerente Administrativo da empresa em Araraquara, destaca a importância de iniciativas como esta para a população. “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à nossa comunidade, que se reúne para celebrar nossa herança cultural e homenagear grandes nomes da música caipira”.

 

O ConSertão é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria municipal da Cultura e Fundart.

 

O sucesso do projeto é resultado de um trabalho árduo e, ao mesmo tempo, sensível de todos os envolvidos. Com apresentações em Piracicaba (público de 2.500 pessoas), Barra Bonita (3.500 pessoas) e Paraguaçu Paulista (2.000 pessoas), já está confirmado, além de Araraquara, o ConSertão em Araçatuba.

 

 

 

SERVIÇO

 

ConSertão – Araraquara

 

Datas: 15 e 16 de junho (sexta-feira e sábado)

 

Dias:

 

15 de junho – Apresentação de artistas da música caipira de Araraquara

 

16 de junho –  ConSertão

 

Horário: 20h

 

Local: Praça do Carmo – Avenida 7 de Setembro, Centro – Araraquara/SP

 

Classificação: Livre

 

Entrada: Gratuita

 

Informações:

 

facebook.com/consertao

 

instagram.com/consertao.oficial

 

(fotos: Gustavo Torres)

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

4

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

5

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa