Educação

Grêmios Estudantis são diplomados no Salão do Júri do Fórum Criminal de São Carlos

 

 

A Diretoria Regional de Ensino realizou na manhã desta segunda-feira, 21, no Salão do Júri do Fórum Criminal de São Carlos, a cerimônia de diplomação dos alunos eleitos nos Grêmios Estudantis da rede estadual de ensino de São Carlos e região.

 

O evento, que é organizado pela Secretaria de Educação do Estado e pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, contou com a presença dos juízes de Direito, Dr. André Luiz de Macelo e Dr. Paulo Cesar Scanavez; do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP); do advogado Daniel Cardoso, presidente da Comissão “OAB Vai À Escola”; da dirigente regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco; supervisores, diretores, professores e alunos dos grêmios estudantis.

 

Cerca de 200 alunos gremistas passaram por um processo eleitoral, apresentando suas propostas e sendo escolhidos pelos colegas. “A diplomação é um entendimento da importância destas lideranças dentro das escolas, que de forma democrática trabalham para o coletivo”, explicou Débora Gonzalez.

 

Lobbe parabenizou os jovens gremistas, desejou sorte no mandato dos grêmios e pediu vigilância no zelo com as escolas. “Tenho certeza que vocês farão com que esse verdadeiro exercício de cidadania, seja muito útil e frutífero para as escolas e as comunidades que vocês pertencem. A escola é nossa e temos que cuidá-la e respeitá-la porque a gente passa, outros virão, então é bom sempre deixar a escola preparada para àqueles que utilizarão dela também”, afirmou. “Parabéns para vocês e vamos em frente. Viva o Brasil”, completou.

 

As implantações dos Grêmios Estudantis nas escolas estaduais ajudam a desenvolver nos alunos a participação política, pensamento crítico e colaboram para uma gestão efetiva e democrática nas escolas. As ações possibilitam o fortalecimento da união escola e aluno, fomentando nos alunos o enriquecimento, buscando a integração do aluno com o aluno, equipe gestora, professores, funcionários e comunidade.

 

O juiz Dr. André Macedo destacou a importância da democracia no país. “O poder emana do povo e em seu nome será exercido diretamente. Numa escala proporcional, o grêmio cumpre exatamente o que diz a Constituição. Como são eleitos os representantes das escolas? Também pelos seus pares, seus alunos. Vamos escolher seus representantes para fazer as coisas em nome deles. Que coisas? As melhores para todos. O grêmio tem uma dimensão social que a política também tem, tem uma representatividade dentro da escola e da comunidade, que a política tem numa escala maior”, disse o juiz.

 

Dr. André também ressaltou que o deputado federal Lobbe Neto sempre está presente. "Nos eventos da educação, o deputado sempre vem e essa atenção que ele tem com a educação e, principalmente, com o Poder Judiciário, são motivos de grande honra para nós”, destacou.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos