Notice (8): Undefined offset:  0 [APP/View/Noticias/ver_noticia.ctp, line 25]

Cultura

Programação Sesc São Carlos junho 2018

ESPECIAL

 

 

 

Futebol – Que paixão é essa? - Destaque

 

O futebol é tema que encanta, produz histórias e conversas sem fim. Polêmico, esse esporte centenário movimenta milhões, tanto de pessoas como dinheiro, tornando-o sujeito de estudos sociais. Que paixão é essa que coloca crianças e adultos num mesmo estado inebriante? Refletir sobre o tema e seu papel nos diferentes contextos pode promover o entendimento e agregar valor ao esporte, seja para os praticantes ou espectadores.

 

 Esporte Individual

Torneio de Futebol de Mesa

Também conhecido por futebol de botão, atrai crianças de todas as idades.

Dia 17, domingo, das 9h30 às 13h30.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento. Livre

 

Samba Rasgado

No país do samba e do futebol, o grupo decidiu unir os dois. Samba malandro, samba de recôncavo, samba de roda, Samba Rasgado! Coração apertado, olhos atentos e de repente lá está um corpo estendido no chão! Pênalti!!!Goooooooool!!!! Nesse clima de festa e emoção, segura o coração, mas pode se soltar também que vai ter aquela pitada de poesia, de malícia com o bom e velho samba de mesa. País do samba, da ginga, do suingue, do ritmo, da harmonia, sambas que retratam o futebol, o malandro, o povo brasileiro. O grupo é formado por Marcelo Theto, Fabinho Soares, João Paulo, Marcelo Ribeiro e Ilvo Vianna.

Dia 17, domingo, a partir de 14h30. 

Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados.Livre

Palestra

Aspectos antropológicos do esporte: as torcidas no contexto das cidades

Com Luis Henrique de Toledo

 

Um olhar sobre as dinâmicas das torcidas organizadas, não apenas nos estádios por ocasião dos jogos, mas nas sedes, quadras, trajetos de ruas, viagens e atividades rotineiras. Surge, então, um universo de variadas dimensões e recortado por uma série de códigos como das cores, das roupas, dos cantos, das expressões verbais, da música etc. Luis Henrique de Toledo é Antropólogo pela Universidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, onde é Professor Adjunto.

 

Dia 20, quarta, das 20h às 21h30.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados.

 

Esporte Coletivo

Festival de Futsal

O Programa Sesc de Esportes desenvolve dentre suas ações, questões relacionadas àCopa do Mundo para promover a prática da modalidade, o hábito da competição saudável e a integração dos participantes, os alunos realizam um festival esportivo de futsal, com base nas equipes da Copa do Mundo.

Dia 24, domingo, das 10h às 14h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Somente para inscritos no Programa. Livre

 

Multipráticas Esportivas

Galpão Esportivo - Futebol de Caixote

Com instrutores do Sesc

Vivências e experimentações lúdicas em esportes. Venha conhecer mais sobre algumas modalidades esportivas e desenvolver habilidades motoras básicas de forma lúdica e divertida. Em tempo de Copa do Mundo, o futebol como é jogado na rua.

Dia 30, sábado, das 15h30 às 17h30.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.

Livre

 

Venha assistir com a gente os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo!

 

 

BRASIL E SUÍÇA

Dia 17, domingo, a partir das 14h30 - esquenta com Samba Rasgado
Área de convivência externa. GRÁTIS.

 

SÉRVIA E BRASIL

Dia 27, quarta, às 15h
Área de convivência externa. GRÁTIS.

 

Futebol - Que paixão é essa?

Encontro

O Futebol que a gente conta

Esse é o dia que você vai contar sua história no futebol, seja trazendo a camiseta do seu clube, mostrando seu álbum de figurinhas e outras revistas que marcaram a história do futebol pra você. Traga seu material e converse com os ex-jogadores Élvio (Inter de Limeira, São Paulo) e Baltazar (Seleção Brasileira, Grêmio /RS e Palmeiras) que residem em São Carlos. Mediação Nei Santos, jornalista.

Dia 1/7, domingo, às 10h.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. Livre

Bate-papo

Futebol Callejero - uma proposta de inclusão e desenvolvimento

Com Maurício Mendes Belmonte

Como seria uma partida de futebol na qual homens e mulheres jogam juntos, em que a figura do árbitro não existe e ao invés de 2 “tempos” são realizados 3? O fútbolCallejero é assim. Entenda os princípios desse método sustentado pela cooperação, solidariedade e respeito. Maurício M. Belmonte é Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Dia 4/7, quarta, às 20h.

Área de convivência externa. GRÁTIS.Lugares limitados. Livre

 

Encontro

Falando de Copa

Os ex-jogadores de futebol, Neto Genovêz (São Carlos, Corinthians), Edú (Seleção Brasileira, São Paulo, Bétis/Espanha) e Fábio Aurélio (Seleção Brasileira, São Paulo, Liverpool/Inglaterra), residentes em São Carlos, comentam a Copa do Mundo de 2018.

Dia 10/7, terça, às 20h.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Livre

 

Vivência

Jogos de Mesa

Pebolim, Futebol Club e futebol de prego, proporcionam momentos de desafios e diversão.

Dias 12 e 13/7, quinta e sexta, às 13h.

Dia 14/7, sábado, às 13h.

Área de convivência externa.GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. Livre

 

 

 

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

 

Programa Sesc de Esportes

O Programa busca promover a educação pelo esporte e para o esporte nas diversas faixas etárias. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir estão sempre presentes nas atividades, que estimulam o conhecimento sobre o esporte, o aprendizado e a prática de diferentes modalidades e outras manifestações da cultura corporal como as lutas, os jogos, as atividades rítmicas e na natureza.

Para se inscrever é necessário avaliação médica com validade de 1 ano, atestando aptidão para a prática esportiva. São atendidos prioritariamente os inscritos na Categoria Credencial Plena. Informações e inscrições na Central de Atendimento.

GRÁTIS. A partir de 3 anos.

 

 

 

Esporte Criança - 3 a 6 anos

Baseado no jogo do faz de conta e no aprendizado das habilidades básicas como correr, saltar, rolar e manipular objetos, busca a alfabetização corporal por meio do brincar.

 

Esporte Criança - 6 a 10 anos

Apresenta o universo da cultura corporal do movimento e propõe o aprendizado do esporte por meio de jogos e brincadeiras, valorizando aspectos como a participação, inclusão, cooperação, autonomia e a construção coletiva.

 

Esporte Jovem - 11 e 12 anos

Aprendizagem e prática de diversas modalidades esportivas, valorizando aspectos educacionais como a competição e ampliação do conhecimento esportivo.

 

Esporte Jovem - 13 a 15 anos

Prática de uma modalidade específica, aprimoramento do gesto esportivo, compreensão do jogo, das regras e dos demais valores e aspectos que envolvem o esporte como manifestação cultural.

 

Esporte Adulto – Iniciação

Promove a aprendizagem dos fundamentos básicos da modalidade, a compreensão do jogo e da competição e demais aspectos e valores que envolvem o esporte enquanto manifestação cultural, a fim de promover a valorização e a promoção do jogo, incentivando a autonomia, o prazer e a melhoria da qualidade de vida.

 

Esporte Adulto - Clube

Promove o aperfeiçoamento da modalidade, o refinamento do gesto esportivo, a compreensão da competição e demais aspectos e valores que envolvem o esporte enquanto manifestação cultural, a fim de promover a valorização e a promoção do jogo, incentivando a autonomia, o prazer e a melhoria da qualidade de vida.

 

Esporte para idosos

Favorece novas experiências, o aprendizado de gestos motores e modalidades esportivas como forma de integração e diversão, promovendo o bem-estar e a saúde, respeitando-se possibilidades, interesses e necessidades de cada um.

 

Práticas corporais pais e filhos - Relaxamento e massagem
Vivência que propõe atividades para integração de pais e filhos através de exercícios de relaxamento, alongamentos e técnicas de massagem.
Dia 30, sábado, das 17h30 às 18h.
Sala de atividades corporais. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Para crianças de 3 a 6 anos acompanhadas de um adulto responsável.

 

Cursos Físico-Esportivos

Participe dos nossos cursos físico-esportivos. Atividades para todos os gostos e idades. As inscrições são feitas diretamente na Central de atendimentos, durante todo o mês, conforme disponibilidade de vagas e sem lista de espera. São atendidos prioritariamente os inscritos na categoria Credencial Plena.

Cursos com aulas 2 vezes por semana.

R$ 62,00 credencial atividade

R$ 28,00 credencial plena

** Horário com valor diferenciado para alunos acima de 60 anos.

 

 

Programa Ginástica Multifuncional

 

Ginástica multifuncional

Também conhecida como GMF, o programa foi elaborado para oferecer exercícios físicos que levam em conta a expectativa e o estilo de vida do praticante. Desenvolve, de forma integrada, as habilidades motoras (correr, saltar, arremessar e outras) e as capacidades físicas (equilíbrio, coordenação, agilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória) por meio de um roteiro de exercícios personalizados e aulas em grupo. O aluno permanece o tempo necessário para realização de sua rotina de exercícios, variando de pessoa para pessoa.

É indicado para jovens (a partir de 12 anos), adultos e idosos.

 

Aulas em grupo

As atividades em grupo propostas dentro da “GMF” têm como objetivo desenvolver as capacidades físicas de forma lúdica, criativa, dinâmica e como elemento integrador.

Confira as aulas e horários na sala de GMF.

Para alunos matriculados no Programa de Ginástica Multifuncional.

 

Programa de Atividades Aquáticas

Apresenta programações com foco na segurança do praticante no meio líquido, na aprendizagem do nadar, no condicionamento físico, na recreação e no bem-estar.

 

Hidroginástica

Engloba exercícios de força, resistência e flexibilidade na água, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a sociabilização.

A partir de 12 anos

 

Práticas aquáticas

Proposta para quem quer aprender a nadar e melhorar seu condicionamento físico e técnico, além do aprendizado de esportes aquáticos, como por exemplo: natação, pólo aquático, mergulho, nado sincronizado e muito mais.

A partir de 3 anos

 

Recreação aquática

A perspectiva da prática físico-esportiva no meio líquido, associada ao brincar, jogar e recrear-se, tendo na ludicidade e no convívio com o outro o espaço para aprendizagem, o prazer e a sociabilidade.Para todas as idades

 

Programa Práticas Corporais

 

Hatha yoga

Prática indiana indicada para pessoas que buscam equilíbrio, com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado à meditação.

A partir de 12 anos

 

________________________________________________________________________

 

 

Recreação esportiva

Práticas de diversas modalidades esportivas, que estimulam os participantes a realizar atividades físicas regularmente, buscando a socialização por meio do lazer esportivo. Na Recreação Esportiva Livre os participantes se organizam de acordo com orientações do Sesc.  GRÁTIS.

 

 

Multipráticas Esportivas
Galpão Esportivo

Com instrutores do Sesc
Vivências e experimentações lúdicas em esportes. Venha conhecer mais sobre algumas modalidades esportivas e desenvolver habilidades motoras básicas de forma lúdica e divertida.


Minivôlei

Dia 3, domingo, das 15h30 às 17h30.

Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.Livre

 

Futebol de Caixote

Dia 30, sábado, das 15h30 às 17h30.

Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.Livre

 

TORNEIOS E CAMPEONATOS

Competição
Copa SescInverno de Voleibol
Sempre é tempo de praticar esportes. A Copa Sesc Inverno de Voleibol proporciona aos participantes um momento de descontração, diversão e vivência em uma das modalidades mais praticada no Brasil. Os jogos buscam a inclusão de todos, além do respeito as regras, aos companheiros e adversários, tornando-se uma ação de competição saudável.Categorias masculino e feminino.
De 10/6 a 29/7, domingos, das 10h às 18h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. 16 anos

Competição
Copa Sesc Inverno de Futsal
Sempre é tempo de praticar esportes. A Copa Sesc Inverno de Futsal proporciona aos comerciários um momento de descontração, diversão e vivência da modalidade mais praticada no Brasil. Os jogos buscam a inclusão de todos, além do respeito as regras, aos companheiros e adversários, tornando-se uma ação de competição saudável.

De 10/6 a 29/7, domingos, das 10h às 18h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. 16 anos

Competição
Torneio regional PSE - Vôleiesporte jovem - Etapa Araraquara
Com instrutores do Sesc
Dia 24, domingo, das 8h às 16h.
Atividade externa. GRÁTIS. Somente para inscritos a partir de seleção prévia.

Curso

Capacitaçãoem Ginástica para Todos

A Ginástica Para Todos é uma modalidade não competitiva pautada na proposta de democratização do esporte e da atividade física através da Ginástica. Resulta em um conjunto de exercícios onde todas as pessoas, independente de idade, gênero e condições técnicas, porém sempre em grupos.  O objetivo do curso é sensibilizar e preparar professores e estudantes de educação física e o público em geral para o entendimento da modalidade e o despertar para as possibilidades da prática da Ginástica para Todos.

Serão 7 encontros onde alguns dos temas que compõem a Ginástica Para Todos serão abordados no caminho de uma construção do entendimento e da preparação de um Festival de GPT. Os festivais e encontros de grupos praticantes são os apogeus dessa modalidade.

 

 

Palestra
Ginástica Para Todos: conceitos e possibilidades
Com Elizabeth Paoliello
A Ginástica Para Todos, também conhecida como Ginástica Geral, considera importante realizar movimentos ginásticos com prazer e originalidade, por isso possui regras flexíveis. Esta modalidade pode ser praticada por todos independente de idade, gêneroe condições técnicas, porém sempre em grupos. É uma modalidade esportiva não competitiva e tem por definição a junção de elementos de modalidades ginásticas, dos esportes, das práticas circenses, danças, lutas, manifestações folclóricas etc., que resultam em um conjunto de exercícios que visam os benefícios da prática do movimento. Elizabeth Paoliello é doutora e mestre em Educação Física pela UNICAMP, foi docente na Faculdade de Educação Física – FEF da Unicamp, co-fundadora do Grupo Ginástico Unicamp e co-líder do Grupo de Pesquisa de Ginástica da FEF.

Dia 7, quinta, das 18h30 às 20h30.
Teatro. GRÁTIS. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento.
Livre
269 lugares

 

Apresentação Esportiva
Ginástica
Com Grupo Ginástico Unicamp - GGU
O Grupo Ginástico Unicamp é um grupo de extensão em Ginástica Para Todos da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), referência internacional é composto por estudantes e profissionais de educação física e de diversas outras áreas que promovem a prática da Ginástica Para Todos (GPT) a partir de uma proposta pedagógica própria desde 1989, constituindo-se num espaço formativo para seus integrantes.

Dia 7, quinta, às 21h.
Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados.  Livre

Oficina
Ginástica Rítmica e Ginástica Para Todos: aproximações e conexões
Com KizzyAntualpa
Este 1º dos sete encontros tem como objetivo aproximar professores e estudantes de educação física da modalidade de Ginástica Rítmica (GR) de forma teórico-prática, conceituando a modalidade, suas características e possibilidades com a iniciação de diferentes públicos e ambientes além da apresentação de estratégias de ensino na perspectiva da Ginástica Para Todos. KizzyAntualpa, é professora das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas/METROCAMP e foi atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.

Dia 21, quinta, das 17h30 às 21h30.
Galpão. GRÁTIS.40 vagas. Inscrições para todos os módulos no dia 7/6, a partir das 20h30 na Central de Atendimento.
Livre

 

 

MÚSICA

 

Show
Sexy Jazzy
Life is a Cabaret
A banda paulistana traz releituras de grandes clássicos do jazz, funk, soul e R&B de ícones mundiais, como Ray Charles, Aretha Franklin, James Brown, Amy Winehouse, Stevie Wonder e Etta James. A Sexy Jazzy
apresenta-secom instrumentos das décadas de 50 a 70, que lembra os timbres mais utilizados no seu repertório. Com Marcela Chiapina (guitarra/banjo), Newton Junior (contrabaixo), Pedro Trindade (teclado), Pa Moreno (voz), Marcio Meliski (Saxofone), Islan Santos (trompete), Natanael Ventura (trombone), Elcio Póvoa (bateria) e apresentação de Tassia Guarnieri.
Dia 8, sexta, às 20h.
Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados.Livre

Neste dia, das 19h às 21h30, o cardápio da Comedoria traz novidades como entradas, petiscos e porções.

 

Publicidades