Região

Prefeitura formaliza doação de área para a Cooperativa Acácia

 

A Prefeitura entregou a escritura de uma área doada à Cooperativa Acácia, de 2,5 mil metros quadrados, onde será construída uma cozinha para alimentação das cooperadas e cooperados que coletam materiais recicláveis. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), na sede da cooperativa.
“É um grande avanço para a Acácia e para a qualidade de vida das mulheres e homens que hoje reciclam materiais na nossa cidade”, afirmou o prefeito Edinho, que assinou a escritura junto com a presidente da cooperativa, Helena Francisco da Silva, e a 1ª secretária, Claudiná Jeronymo Bueno.

“A Acácia é protagonista da coleta de materiais recicláveis em Araraquara. Se a nossa cidade enterra menos lixo e polui menos o meio ambiente, nós devemos às mulheres e homens da Acácia. Queremos, cada vez mais, que a cooperativa seja consistente e tenha capacidade de gerar trabalho e renda para as cooperadas e cooperados”, disse o prefeito.

Helena agradeceu a Edinho por sempre olhar com carinho para o trabalho da cooperativa. “Essa cozinha vai ser muito importante. Não só para que os trabalhadores tenham alimento digno, mas também de preço acessível”, afirmou.

A coordenadora de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, lembrou que todas as lideranças da Acácia são femininas. “As mulheres da Acácia representam a mulher brasileira e sua importância”, destacou.

Presente no evento, a deputada federal Ana Perugini (PT-SP) parabenizou o prefeito Edinho pela doação da área e disse que, em muitas cidades, essa postura é difícil de ser encontrada. Já a deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou que acompanha a história da Acácia desde a fundação. “É por vocês que a gente luta, mesmo com tantas dificuldades”, relatou.

Ainda participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Marcos Isidoro; e o gerente de Resíduos Sólidos do Daae, Agamenon Brunetti Júnior.

História

A Cooperativa Acácia foi fundada em 2001 por Helena Francisco da Silva, catadora de recicláveis do extinto lixão de Araraquara, durante a primeira gestão do prefeito Edinho. Com apoio da Prefeitura, para levar mais dignidade para as pessoas (a maioria delas mulheres) que também tiravam do lixão o sustento da família, Helena conseguiu montar a Acácia.

Atualmente, são mais de 170 cooperados que formam uma das dez melhores cooperativas de recicláveis do Brasil. No ano passado, em média, foram 417 toneladas de materiais recicláveis coletadas por mês.?

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos