Cidade

Público prestigia a abertura dos 62º Jogos Regionais

Maurren Maggi acende pira e Mônica de Paula conduz a bandeira de São Carlos junto com a delegação da cidade

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou na noite desta quarta-feira (4), no Ginásio Milton Olaio Filho, a abertura dos 62º Jogos Regionais da 3ª. Região Esportiva do Estado de São Paulo, competição classificatória para os Jogos Abertos do Interior.

 

Na cerimônia as 40 cidades participantes apresentaram as suas delegações. No total são 24 modalidades em disputa em 22 equipamentos públicos, reunindo mais de 8 mil atletas que estão alojados em 30 escolas municipais e estaduais. Já os Comitês Dirigente e Organizador, assim como a arbitragem, estão alojados na UNICEP.

 

O prefeito Airton Garcia, o vice-prefeito Giuliano Cardinali, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Cacá Camargo, o secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, Edson Ferraz, o presidente do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais em São Carlos, Francisco Pedro Regini Júnior, o diretor do Departamento de Esporte de Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer e chefe do Comitê Organizador dos Jogos, Fabiano Lourenço, o Major PM Jefferson Lopes Jorge, Coordenador Operacional do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior, os vereadores Marquinhos Amaral, no ato também representando o deputado federal Lobbe Neto, Edson Ferreira, Moises Lazarine, Chico Loko e Robson Magno, recepcionaram as delegações e as atletas homenageadas: Maurren Maggi e Mônica de Paula.

 

A ex-zagueira da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, Mônica de Paula, medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Grécia, em 2004, e na Copa do Mundo da China em 2007, conduziu a bandeira de São Carlos junto com a delegação da cidade. Já a ex-atleta Maurren Maggi, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, e tri-campeã panamericana em Winnipeg em 1999, no Rio de Janeiro em 2007, e em Guadalajara em 2011, conduziu e tocha e acendeu a pira na parte superior do ginásio, um momento de muita emoção para o público que compareceu em grande número no Milton Olaio Filho. A atleta Francielle Laura Ramos, da modalidade Taekwondo, 1º DAN Faixa Preta, fez o juramento do atleta.

 

Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer de São Carlos e presidente dos Jogos Regionais, falou da alegria e do compromisso em sediar a competição. “Alegria porque somos novamente o palco do encontro. E compromisso porque temos, mais uma vez, a chance de renovar o êxito de 2005, ano em que também sediamos e fomos campeões dos 49º Jogos Regionais. São Carlos tem uma tradição esportiva incontestável e, com o passar do tempo, ampliou e modernizou sua infraestrutura. Temos esse Ginásio, o Milton Olaio Filho, o maior do interior paulista e que já foi local de inúmeras competições nacionais e internacionais que deram muita projeção à cidade, ao Estado e ao Brasil, porém temos outras praças esportivas importantes como o Estádio do Luisão, onde, todos os anos, recebemos etapas da Copa São Paulo de Futebol, além de muitos outros espaços, entre ginásios, quadras e campos. E isso se deve, claro, a todo olhar visionário do passado e do presente no sentido de incentivar as bases nas mais diversas modalidades, para fazer com que o esporte seja, como sempre foi, é e será, um instrumento eficaz de inclusão social e desenvolvimento das novas gerações”, ressaltou Ferraz agradecendo o apoio do prefeito Airton Garcia e de toda a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer que não mediu esforços para que os Jogos fossem realizados.

 

“Em nome de São Carlos, quero manifestar nossa alegria de ter cada um de vocês conosco durante esses dias de competição. Ao mesmo tempo, também desejar aos atletas que cada drible, chute, arremesso, saque, braçada, passe, assistência, enfim, sejam dados com a força que precisam, com a garra que a modalidade exige, com o respeito que o adversário merece, com o encantamento que o público espera e com a magia que só o esporte é capaz de simbolizar”, disse o prefeito Airton Garcia.

 

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Cacá Camargo, abriu oficialmente Jogos Regionais. “Declaro abertos os 62º Jogos Regionais da 3ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Os Jogos Regionais são um legado que a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude tem o prazer de organizar em conjunto com as prefeituras, e é uma honra participar dessa competição que revela grandes nomes para o esporte nacional”, fazendo referência as atletas Maurren Maggi e Mônica de Paula, que foram revelados pelos Regionais. Desde início sabíamos que São Carlos tinha todas as condições de organizar a competição de forma espetacular como estamos vendo aqui. Parabéns prefeito Airton Garcia”.

 

Mônica de Paula contou que começou nos Jogos Regionais. “Muitos atletas de São Carlos, como eu, Maurren, Nenê, Fábio, começamos nos Jogos Regionais. Minha primeira participação nos Regionais foi aos 15 anos, depois ganhei o mundo e fui para a Seleção Brasileira. Agradeço a Prefeitura por poder representar os atletas que hoje estão aqui e espero que todos aproveitem essa chance”, comentou a atleta.

 

“Não importa ganhar ou perder. É muito bom ganhar, mas perder faz parte da vida de um grande atleta. São Carlos é a minha cidade e estar aqui hoje é sensacional. Fiz questão de aceitar o convite para mostrar para essa criançada que tudo é possível quando se faz a opção certa. Boa sorte a todos”, disse Maurren Maggi.

 

As atletas foram homenageadas pelo Prefeito Airton Garcia e pelo secretário Edson Ferraz que entregaram uma placa pelas conquistas olímpicas das são-carlenses.

 

Após a solenidade de abertura os bailarinos do Estúdio K – Centro de Danças apresentaram a coreografia “Não Pode!”, inspirada na campanha contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil desenvolvida pela Prefeitura de São Carlos. Na sequência o show ficou por conta do Grupo de Taiko da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de São Carlos, dos alunos da Studium Escola de Dança e Arte com a coreografia “Dança de Rua” e do DJ Piu Piu.

 

 Campanha “NÃO PODE”- Na abertura, destaque para a campanha “NÃO PODE”, um alerta para o drama vivido por milhares de crianças: o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. A coreografia foi idealizada pelo Estúdio K - Centro de Danças. As professoras Kassia Keppe e Cristina Luiz deram expressão a um assunto tão delicado. “Fazer parte de uma campanha tão importante foi muito significativo para nós. Se apenas uma criança se beneficiar com nosso gesto já vai ter valido a pena todo nosso trabalho!", afirmou Cristina Luiz, professora e coreógrafa.

 

“Neste evento esportivo tão importante para São Carlos, lembremos que o esporte representa estímulo, esperança e proteção a muitas crianças e adolescentes, assim como a arte, a escola, a família e as redes de apoio”, afirmou Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social.

 

A ampliação da Campanha faz parte da estratégia da Secretaria de Comunicação em difundir o tema nos mais variados ambientes o “NÃO PODE”. “Temos que falar sobre o assunto. Falar muito. As informações têm que circular nos mais variados espaços para que o abuso e a exploração sexual sejam denunciados. Usando linguagens diferenciadas para chamar atenção de todos”, disse o secretário de Comunicação, Mateus de Aquino. 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias