Gastronomia

6 dicas para você deixar o bolo molhadinho

Gabrielle Misael/Tudo Gostoso

 

Não há como negar que um bolo molhadinho tem o seu valor, né? A massa úmida é capaz de tornar um simples bolo em algo fantástico! Aqui no TudoGostoso você já viu algumas receitas de caldas deliciosas que podem te ajudar nessa tarefa. Mas você sabia que o segredo para deixar o bolo assim pode estar exatamente durante o preparo? Pois é, leitores! Alguns ingredientes e técnicas podem garantir que a sua massa fique úmida e saborosa, mas sem muita trabalheira. Por isso, chega mais e confira a seguir 6 dicas sobre como deixar o bolo molhadinho:

 

6 dicas sobre como deixar o bolo molhadinho

A gordura será a sua maior aliada

A gordura é um dos ingredientes que não podem faltar para um bolo macio, fofinho e úmido. Isso inclui óleo, manteiga, margarina e até maionese, por exemplo, como você viu nesta receita de bolo de chocolate com maionese. Isso porque, além da gordura deixar o bolo mais saboroso, ela também é capaz de reter a umidade mesmo depois do tempo de forno. A dica aqui é dar preferência aos ingredientes que continuam com textura mais mole em temperatura ambiente.

 

Procure não abrir mão do leite

Se você tinha o costume de trocar o leite por um suco em uma receita de bolo de frutas, por exemplo, nossa dica é que você não deixe o ingrediente de lado. Isso porque o leite contém gordura, que ajuda a manter a massa úmida e saborosa. Outro grande aliado dos bolos molhadinhos é o iogurte que, devido a sua acidez, é capaz de deixar o bolo fofinho e leve! E se você quiser manter o sabor das frutas, opte por suas raspas ? elas darão conta do recado.

 

Claras em neve no ponto certo

Você já viu aqui no TudoGostoso que as claras em neve podem te ajudar a fazer bolos perfeitos! Isso porque elas ajudam a dar volume ao bolo, deixando-o alto, levinho e delicioso. Porém, as claras em neve podem acabar desandando a massa se você não prestar atenção em um detalhe: o seu ponto. Se você batê-la demais, deixando-as muito firmes, o resultado pode ser uma massa ressecada. Por isso, não exagere na hora de bater, ok?

 

Manteiga cremosa faz toda diferença

É bem provável que você já tenha visto em alguma receita de bolo uma etapa pedindo, logo no início, para bater a manteiga com o açúcar antes de acrescentar os demais ingredientes. Mas saiba você, leitor, que essa simples misturinha faz toda a diferença! Bater manteiga (em temperatura ambiente) e açúcar até obter uma mistura cremosa e homogênea forma uma gordura aerada capaz de reter a umidade e garantir maciez ao bolo.

 

Respeite a temperatura e o tempo de forno

Você já viu essa dica por aqui nos principais erros que cometemos ao fazer bolo. A potência dos fornos pode variar e, consequentemente, o tempo para assar também. Quando um bolo é colocado no forno em uma temperatura muito alta ? e principalmente quando ele ultrapassa o tempo necessário de forno ?, é possível que ele fique ressecado. Por isso, não abra mão do teste do palito! Quando achar que já está pronto, espete um palito no centro do bolo e se ele sair limpo, é sinal de que o bolo está pronto para ser retirado do forno.

 

Que tal frutas?

As frutas podem te ajudar nessa missão de deixar a massa molhadinha e supersaborosa. Além das raspas das frutas, como dito anteriormente, você também pode incluir polpas amassadas das frutas de que mais gostar. E você pode utilizar frutas que contêm mais água, como abacaxi ou maçã, ou até mesmo frutas como banana, que são mais gordurosas e também garantem uma umidade incrível ao bolo!

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos