Cidade

Serviço de Endoscopia do Hospital Universitário da UFSCar inicia suas atividades

Atendimento é feito para pacientes atendidos no ambulatório do Hospital, a partir de encaminhamentos do Município

 

Foi realizado no último dia 31 de julho o primeiro exame de endoscopia no Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O exame marcou o início do Serviço de Endoscopia do HU e representa mais uma expansão do Hospital planejada em parceria e de acordo com a demanda do Município de São Carlos e região.

Foram investidos R$ 2,3 milhões para adequação de estrutura física, aquisição de equipamentos e contratação de recursos humanos. "As salas de exame e os equipamentos novos estão de acordo com as melhores práticas em endoscopia, respeitando a legislação vigente, além de serem de excelente qualidade técnica", afirma Lucimar Retto da Silva de Avó, Chefe do Setor de Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFSCar.

Inicialmente, o atendimento está sendo realizado para pacientes provenientes do próprio ambulatório de Gastroenterologia do HU, que são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos. "Até definirmos adequadamente os fluxos e possíveis ajustes no processo de realização de exames endoscópicos, manteremos o atendimento a esse público. Tão logo esses processos estejam ajustados, os exames serão ofertados via SMS", explica Lucimar de Avó.

O Serviço de Endoscopia está instalado na Unidade de Diagnóstico por Imagem do HU, que fica no Bloco B. Inicialmente, os exames estão sendo agendados às segundas-feiras, pela manhã.

A instalação do Serviço de Endoscopia é importante para o HU por ampliar a oferta de exames de maior complexidade, que atendam à demanda do Município e que contribuam para a formação acadêmica dos estudantes que realizam seus estágios no Hospital. Além disso, Lucimar de Avó acrescenta: "Atualmente, existe espera considerável para a realização de endoscopia na rede de atenção à saúde de São Carlos e região, e o nosso objetivo é reduzir essa 'fila' e oferecer ao paciente um serviço de excelência".

A inauguração oficinal do Serviço de Endoscopia está prevista para o mês de setembro, juntamente com a inauguração de outros espaços do HU-UFSCar.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos