Mundo

ONU destinará US$ 15 milhões para emergências na Indonésia

Ag Brasil

 

O Escritório de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje (3) que destinará US$ 15 milhões para ajuda emergencial aos afetados pelo terremoto e tsunami na Ilha de Celebes, na Indonésia, no último dia 28. Segundo dados recentes da organização, 66 mil imóveis e uma quantidade considerável de infraestrutura básica – como pontes e estradas – caram danicadas ou foram destruídas. De acordo com os dados mais recentes, mais de 1,4 mil pessoas morreram.

 

O subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e Coordenador de Socorro e Emergências da ONU, Mark Lowcock, informou que a verba destinada servirá, entre outros, para atender necessidades mais urgentes de mulheres e meninas, "que por experiência cam particularmente vulneráveis em circunstâncias como esta". O terremoto e o tsunami também afetaram hospitais. Lowcock destacou, apesar do conhecimento e do preparo das autoridades indonésias para gerir desastres naturais, "em algumas ocasiões, como em qualquer outro país, a ajuda externa também é necessária".

 

Segundo ele, equipes de diferentes agências especializadas da ONU ajudarão o governo a identicar as prioridades e a fornecer auxílio aos milhares que perderam tudo. Povoado aniquilado Uma equipe de socorristas da Cruz Vermelha da Indonésia descobriu nesta quarta-feira que um povoado inteiro foi aniquilado pelo tsunami que atingiu a ilha indonésia de Celebes na sexta-feira passada. "Quando chegamos a Petobo, encontramos um lugar que foi apagado do mapa pelo poder do tsunami", disse um representante do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) que acompanhava a equipe de resgate, segundo comunicou o órgão em Genebra

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos