Educação
Colégio Arte Kids-Educare se transformou em um lugar mágico "O mundo Encantado das Letras"

O Colégio Arte Kids-Educare se transformou nesta sexta-feira, 28/09, em um lugar mágico: O Mundo Encantado das Letras!
Como resultado de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da fase final da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, a Feira Cultural de 2018 trouxe como tema norteador a Literatura Infantil.
Tendo em vista que a Literatura Infantil é uma fonte inesgotável de conhecimento e informação, o Colégio propôs aos seus pequenos leitores momentos de muita diversão e aprendizado, fazendo com que eles ficassem cada dia mais interessados em ler e interpretar as histórias que vinham trabalhando.
O tema foi escolhido pela Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1, Ana Paula Izzo, e sua equipe. Segundo ela a ideia foi aprofundar um dos projetos permanentes do Colégio, que é a Ciranda Literária, oportunizando aos alunos uma maior vivência dos clássicos dando a eles a chance de analisar e, de forma crítica, comparar a ficção com a realidade que os cerca. O trabalho suscitou o debate sobre temas como a amizade, respeito e bullying. A Coordenadora afirmou estar emocionada com o resultado da feira, relatando que o mais bonito foi ver o envolvimento dos alunos com a proposta da feira e ver como eles se prepararam para todas as apresentações.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Esther Claro, a Literatura é um instrumento essencial em toda sala de aula, e na fase da Educação Infantil ela é primordial, uma vez que faz com que a criatividade e imaginação das crianças sejam aguçadas, além de ser um primeiro contato das crianças com o mundo letrado, despertando na criança não só o gosto pela leitura, mas também trazendo a motivação para o aprendizado da leitura.
Os alunos apresentaram encenações teatrais, cartazes, releituras e outros trabalhos ligados a diversas histórias, tais como os contos de fadas “A Branca de Neve” e “João e Maria” e histórias da Literatura Infantil brasileira como o “Sítio do Pica Pau Amarelo”.
Por ter como proposta uma vivência da Literatura Infantil, a Feira contou ainda com uma exposição e vendas de livros, além da visita de Paulo Riani, escritor de Literatura Infantil com trabalho reconhecido pela Unesco e autor, entre outros livros, de “Téo, o menino azul”.
Comentários
