Moda

Coloque mais cor na sua vida cuidando das roupas da maneira certa

Comfort

 

Assim como os cabelos tingidos podem ficar desbotados se não forem tratados corretamente, os tecidos podem perder a cor se você não proteger suas fibras. A blusa vermelha pode acabar virando rosa. E aquele vestido preto que faz você se sentir a própria Beyoncé pode se tornar cinza...

Pois é, você precisa cuidar das suas roupas para que elas mantenham a cor original por muito mais tempo. A boa notícia é que isso é fácil - só são necessários alguns cuidados básicos!

Olhe a etiqueta!

As etiquetas não existem só para incomodar as costas. Ali, os fabricantes colocam as instruções sobre como lavar - e, talvez até mais importante, o que não fazer na hora de lavar a roupa.

Use os produtos corretos

O que não falta no mercado é opção de sabão e amaciante. Mas, como tudo na vida, é preciso encontrar o produto que se adequa melhor à sua necessidade - alguns são especialmente elaborados para preservar as cores. Nunca coloque o produto diretamente sobre as roupas. O ideal é despejar sobre a água ou no compartimento da sua máquina.

O uso do amaciante é essencial para manter as cores. O amaciante Comfort Intense, por exemplo, é uma ótima opção. Ele previne o desbotamento e ressecamento das fibras causado pelo processo de lavagem, já que sela e protege as fibras dos tecidos, fazendo com que a cor das suas roupas fique vibrante, como nova.

Como separar as roupas: não é só por cor

O primeiro passo é separá-las de acordo com o tipo de tecido. O motivo é bem simples: quando você lava suas camisetas todas juntas, isso ajuda a preservá-las, pois elas não têm botões ou zíperes que podem ficar batendo nas fibras das outras roupas. Depois, faça a separação clássica - por cor. Peças claras (brancas, beges, cinzas), escuras (pretas, azul marinho) e intermediárias (vermelhas, laranjas, roxas) devem ser lavadas separadamente.

Roupas coloridas merecem mais atenção

Antes de colocar as roupas escuras na máquina, vire todas do avesso, para que fiapos não agarrem na parte da frente. Ao programar sua máquina, selecione a água na temperatura mais fria possível. A água quente ajuda a soltar tinta e contribui para desbotar as roupas.

Caso você não tenha certeza se sua roupa solta tinta ou não, faça um teste: umedeça levemente uma parte do avesso da peça e, logo em seguida, passe um pano seco e branco por cima da área. O próximo passo é passar o ferro quente sobre o pano. Caso ele fique manchado, é porque o tecido solta tinta. Desse modo, lave a peça separada das demais.

Confira os bolsos

Ainda antes de colocar a roupa na máquina, fique atenta a cuidados muito básicos, que valem para qualquer tipo de lavagem. Poucas coisas são mais insuportáveis que abrir a máquina de lavar e descobrir que havia um lenço de papel esquecido no bolso de uma calça. Prepare-se para passar longos minutos recolhendo fiapos de papel de cada uma das roupas...

Feche os zíperes, botões e prenda os ganchos de suas calças, bermudas e shorts para evitar que danifiquem as demais peças. Também é importante examinar todos os bolsos e retirar tudo que tiver dentro deles, não apenas para que não estraguem, mas também para evitar que se soltem dentro da máquina causando danos ao aparelho. Não se esqueça de desdobrar as mangas das camisas, para lavá-las por inteiro.

Secagem

Na hora de secar, deixe suas roupas coloridas à sombra. O calor, seja na água quente da máquina de lavar ou quando as peças estão sob o sol, é um fator que ajuda a reduzir a intensidade das cores.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos