Cidade

PROCON São Carlos inicia atendimento a superendividado

Programa ajuda pessoas muito endividadas

 

Quem está endividado, quer uma orientação ou renegociar dívidas pode aderir ao Programa de Apoio ao Superendividado (PAS). A iniciativa, já está em pleno funcionamento no PROCON-São Carlos e é fruto de uma parceria com a Fundação Procon.

 

O Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) ajuda as pessoas com dívidas maiores que a fonte de renda ao ponto dela não poder mais conseguir pagar contas consideradas básicas, como o aluguel, alimentação e as despesas de abastecimento de luz e água. "O superendividado é o devedor pessoa física, de boa-fé, que não consegue pagar suas dívidas atuais e futuras em um tempo razoável, com a capacidade atual de renda e patrimônio. São dívidas que já estão comprometendo suas necessidades básicas de sobrevivência", explica a diretora do PROCON-São Carlos, Juliana Cortes.

 

No PAS é feito a análise da situação econômica, orientação financeira, planilhamento de receitas e despesas, renegociação de dívidas e, se necessário, audiência de conciliação de dívidas com os credores.

Os interessados devem procurar o PROCON de segunda à quinta-feira, das 8h30 às 15h30 e preencher um formulário. Também é possível fazer a solicitação pelo site da Fundação PROCON-SP www.procon.sp.gov.br no link Programa de Apoio ao Superendividado.

 

Para o atendimento é necessário apresentar os comprovantes da renda individual, complementar (pensão, aluguel) e familiar (auxílio dos familiares no pagamento de despesas básicas), comprovantes das despesas básicas: contas de luz, água, gás, telefone, recibos de aluguel, prestações, média dos gastos com alimentação, transporte, saúde e educação, demonstrativos das dívidas (contratos, extratos da conta corrente, carnês, últimas cinco faturas de cartão de crédito, etc).

 

“Após análise do formulário, o técnico do PROCON entrará em contato para agendar um atendimento e dar prosseguimento a renegociação de dívidas e assim contribuir para que este consumidor saia da situação de superendividamento. Quem não se enquadra no perfil, mas tem dívidas para negociar será encaminhado ao atendimento normal de rotina do PROCON”, explica Juliana.  

 

Qualquer dúvida, o consumidor pode entrar em contato pelo e-mail procon@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3419-4510. O PROCON de São Carlos está localizado na rua Rui Barbosa, nº 1.190, no Centro.

 

Feirão de Negociação da Aliança – Com o objetivo de reduzir efetivamente o número de inadimplentes da cidade, a Aliança Multissetorial São Carlos realizará no dia 1º de dezembro, o 1º Feirão de Negociação da Aliança. Segundo a Serasa Experian, em novembro 2017, 38,8% da população adulta de São Carlos estava inadimplente.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos