Cidade

Evento na UFSCar aborda a reabilitação de pacientes

Atividade é aberta a estudantes e profissionais da Saúde e enfocará portadores de incapacidade neuropsicomotora

 

No dia 9 de novembro, a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove a mesa-redonda "O cuidar em reabilitação à pessoa ao longo da vida". O principal objetivo é contextualizar e compreender a relevância do cuidado em saúde no processo de reabilitação de pessoas com incapacidades neuropsicomotoras ao longo do ciclo de vida. A atividade é gratuita e aberta a estudantes de graduação e pós-graduação e a profissionais da Saúde.

O evento é coordenado por Laís Fumincelli, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, responsável pelo projeto de extensão "Reabilitação neuropsicomotora: estratégias interdisciplinares para autonomia e autocuidado ao londo do ciclo da vida", que está em desenvolvimento na USE. A docente explica que a reabilitação neuropsicomotora proporciona um conjunto de estratégias de ampla abrangência que auxiliam os indivíduos (acometidos por traumas, doenças crônicas e/ou comorbidades incapacitantes) a manterem uma interação com o seu contexto sociocultural e com o ambiente em que estão inseridos. "Por meio da promoção do autocuidado e da autonomia, as pessoas alcançam mais oportunidades e acessibilidade, ao mesmo tempo que se garante a dignidade, a qualidade de vida e os direitos humanos", afirma Fumincelli.

Ela acredita que a mesa-redonda pode trazer contribuições para a capacitação dos profissionais e para os alunos em formação. "Vivenciar essa experiência interdisciplinar possibilitará aos estudantes desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que qualificarão sua formação, permitindo uma maior permeabilidade e abertura para correlação com disciplinas da graduação, viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade", afirma a docente.

O encontro terá como convidadas Carla Sola, enfermeira da USE, e Caroline Padovan e Cintia Biaziolo, enfermeiras do Centro de Reabilitação Lucy Montoro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP). A atividade tem início às 9 horas, no auditório da USE, que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. 

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico (encurtador.com.br/clvR9). O evento tem duração prevista de duas horas e todos os participantes receberão certificado.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos