Política

Câmara realizou entrega do Prêmio “Ciência-Tecnologia de São Carlos”

 

Em solenidade presidida pela vereadora Laíde Simões, a Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (8) a entrega do Prêmio “Ciência-Tecnologia de São Carlos”, edição de 2017, atribuído como um reconhecimento da Prefeitura de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico nacional e internacional. A realização da solenidade atende à Lei Municipal No. 12.618/2000.

 

Foram premiados na modalidade Pesquisador Senior Dr.Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da Embrapa Instrumentação e a Professora Doutora Ruth Herta Goldschmidt Aliaga Kiminami, da UFSCar. Na categoria Jovem Pesquisador, Dr. Daniel Souza Correa, da Embrapa Instrumentação, Dra. Bianca Baccili Zanotto Vigna, da Embrapa Pecuária Sudeste e o Professor Doutor Piter Gargarella, da UFSCar. Na categoria Professor de Ciências a vencedora foi a Professora Mariana Prado Borges, da EMEB Carmine Botta.

 

Os cientistas receberam os troféus “Sérgio Mascarenhas” (Pesquisador Senior); “Yvonne Primerano Mascarenhas” (Jovem Pesquisador); e “José Galizia Tundisi” (Professor de Ciências). As denominações foram estabelecidas na Lei Municipal No. 18.489, de autoria do vereador Robertinho Mori Roda, orador oficial da sessão.

 

Em seu discurso, Robertinho ressaltou o “merecido reconhecimento a cientistas de importante contribuição à ciência, à academia e, especialmente, ao progresso de São Carlos e à consolidação do polo de ciência e tecnologia que tanto nos orgulha”.

 

“A vocação tecnológica do município”, disse ele, “recomenda, já há algum tempo, uma interligação das universidades, institutos de pesquisa e das escolas para potencializar sua contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade”.

 

Robertinho frisou que muitas localidades brasileiras – de perfis agrícola, comercial ou turístico – apostam no potencial desses setores, entendendo ele que “São Carlos poderia fazer o mesmo no tocante a seu perfil de Capital da Tecnologia, sobretudo a partir da difusão dos trabalhos aqui realizados e da divulgação de eventos relacionados ao setor”.

 

A solenidade contou com presenças do professor José Galizia Tundisi, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia (representando o prefeito Airton Garcia); do professor doutor Walter Libardi, vice-reitor da UFSCar (representando a reitora Profa.Dra.Wanda Machado Hoffmann); Dr. Rui Machado, chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste; Dr.José Manoel Marconcini, chefe adjunto de Pesquisa da Embrapa Instrumentação (representando o chefe geral, Dr.João Naime), Professora Droutora Yvonne Primerano Mascarenas; e Dr.Silvio Crestana, ex-presidente da Embrapa e pesquisador.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos