Região

Prefeitura de Ibaté realiza ações sobre Diabetes e a Hipertensão

 

 

Durante esta semana, a Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento de Saúde, está realizando diversas ações para alertar a população sobre a Diabetes e a Hipertensão.

As atividades começaram nesta segunda-feira (26) no Ambulatório, onde a médica Drª. Maria Alba e a nutricionista Mayara P. Assoni Alarcon,  aferiram a pressão e mediram a glicemia das pessoas.

A médica orientou as pessoas como prevenir as duas doenças. “É essencial cuidados com a alimentação, atividade física e uso da medicação, se prescrito pelo seu médico. É importante saber que a glicose vem dos carboidratos dos alimentos. O açúcar não é o único carboidrato que devemos controlar. Também devemos controlar as quantidades consumidas de pães, massas, farinhas, arroz, batata, mandioca, entre outros”, observou a Drª. Maria Alba.

A nutricionista também deu dicas às pessoas da melhor forma de se alimentarem, tanto para evitar a Diabetes e quanto a Hipertensão. “Faça de cinco a seis refeições ao longo do dia. Consuma diariamente alimentos ricos em fibras, como as verduras, legumes e frutas. Prefira comer a fruta ao invés de tomar o suco, pois estes são mais calóricos e contém menos fibras; e de preferência consuma-os com bagaço e casca. Evite produtos industrializados. Prepare pratos assados ou cozidos ao invés de fritos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango antes de prepará-los”, destacou Mayara.

Quem participou das atividades no primeiro dia foi o vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez (PSDB), que aproveitou para saber se a saúde está em dia, aferindo a pressão e medindo a glicemia. “É sempre importante realizar os exames com periodicidade para ficar atento e evitar doenças”, observou.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) convida a população para ir até o Ambulatório Médico e participar das atividades. “Essas ações realizadas pelo Departamento de Saúde são importantes e convido a população para participar e com isso manter a saúde em ordem”, finalizou.

 

 

O que é Diabetes Mellitus?

É uma doença que ocorre devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, fazendo com que as células do organismo não consigam absorver adequadamente a glicose (ou açúcar), que vem dos alimentos. Assim, as células do corpo podem ficar sem energia pela falta da glicose, e o sangue cheio dela (hiperglicemia).

 

O que é Hipertensão?

 

É uma elevação da pressão sanguínea, quando os níveis da pressão sistólica forem igual ou maior que 140mmhg ou da diastólica for igual ou maior que 90mmhg, ou ambas. É uma doença silenciosa, pois podemos passar anos sem nunca ter percebido sintoma algum.

Porém, quando não tratada de forma correta, a hipertensão pode causar problemas cerebrovasculares, no coração, e nos rins.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos