Cultura

Semana da Ciência e Tecnologia segue com várias atividades até sexta-feira (25)

Teve início nesta segunda-feira (21/10), a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A iniciativa vai reunir atividades para aproximar a população da produção científica. Em São Carlos, a semana começou com o ônibus da ciência e com o Seminário “Caminho das Startups”.

Os eventos visam contribuir para evidenciar como as inovações estão no dia a dia das pessoas, além da popularização da ciência. Uma das ações para essa divulgação é o “Ônibus da Ciência”. Em algumas linhas, aquelas que atingem várias regiões da cidade, a empresa de ônibus colocou um carro adicional para fazer os itinerários padrões com a presença de monitores, professores e técnicos das universidades ensinando e divulgando ciência para os passageiros durante o trajeto.

Com embarque gratuito e em qualquer ponto do trajeto, os “Ônibus da Ciência” estão identificados com a divulgação da Semana de Ciência e Tecnologia e com letreiro rotativo mostrando o nome da linha e a frase “Dia da Ciência”. “Estamos levando a ciência até a população”, disse professor José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e um dos coordenadores da semana em São Carlos.

Nesta quarta-feira (23/10), o Ônibus da Ciência irá circular nas linhas 31 (Itamaraty/Belvedere), às 08h30 e 12h30 e na linha 03 (UFSCar/Azulville), às 14h e 17h. “Achamos a ideia bastante positiva. Uma oportunidade de levar a ciência para quem também utiliza o ônibus, deixando a viagem mais prazerosa e com caráter de instrução”, contou Tiago Henrique Genário, coordenador operacional da Suzantur.

A estudante de Biologia da UFSCar, Mariana Carvalho, fez uma das viagens e como futura cientista aprovou a iniciativa. “A ação é importante. A divulgação da Ciência tem que ser muito pesada para população e a iniciativa é uma forma de aproximar a população da ciência e de mostrar o que a gente faz dentro da universidade”, disse ela.

Já na tarde desta terça-feira (22/10), o Seminário “Caminho das Startups” apresentou a comunidade as oportunidades e desafios das startups em São Carlos. Embrapa, Sebrae, UFSCar e USP apresentaram seus projetos.

As atividades seguem até sexta-feira (25/10) e estão sendo realizadas com várias parcerias: Prefeitura de São Carlos, EMBRAPA, UFSCar, ICMC/USP, IFSC/USP SEBRAE e Suzantur.

 

Confira a programação:

 

23 de Outubro - Ônibus da Ciência Itinerante

Linha 31 – Itamaraty/Belvedere (8h30 às 12h30)

Linha 03 – UFSCar/Azulville (14h às 17h)

23 de Outubro - Seminário “Além da sala de aula do amanhã: o impacto da inteligência artificial na educação”

Horário: 15h às 18h

Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (ICMC/USP)

25 de Outubro - Cerimônia do Prêmio Ciência e Tecnologia - 2019

Horário: 9h

Local: Auditório Bento Prado – Paço Municipal

25 de Outubro - Palestra "Cidades Inovadoras e Inclusivas" - "Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?"

Horário: 14h

Local: UFSCar

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos