Automóveis

Concurso de projetos sociais “Volkswagen na Comunidade”, da Fundação Volkswagen

Concurso de projetos sociais “Volkswagen na Comunidade”, da Fundação Volkswagen, tem recorde de inscrições para sua 9ª edição

 
  • Concurso oferecerá prêmio em dinheiro aos 11 projetos sociais vencedores; quantia deve ser investida em ações de transformação social
     
  • “Volkswagen na Comunidade” promove o engajamento social, pois os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades
  • Para a 9ª edição do concurso, foram inscritos 790 projetos sociais, um acréscimo de 11,7% em relação à edição 2015
     
  • Edição 2016 contou com oficinas inéditas de elaboração de projetos sociais, com a participação de 220 representantes de organizações beneficentes
     
  • Vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão de projetos sociais
 

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, registrou recorde de inscrições para a 9ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade”.  Foram inscritos 790 projetos sociais, um acréscimo de 11,7% em relação à edição 2015 (707 inscrições). Agora, os projetos sociais passam por uma série de avaliações; os vencedores devem ser divulgados em outubro.

O concurso entregará prêmios em dinheiro para os 11 melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão de projetos para melhor administrar suas ações sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.

Do total de 11 prêmios, dez serão entregues aos melhores projetos sociais inéditos, sendo nove prêmios aos projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil - incluindo fábricas, Centro de Peças e Acessórios e Escritórios Regionais - e um prêmio para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que será entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso que melhor geriu os recursos durante o ano.

O curso de gestão de projetos oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros.

“Além de contribuir com o desenvolvimento social, o concurso Volkswagen na Comunidade também tem forte impacto positivo dentro da Volkswagen do Brasil, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente em entidades assistenciais. Com a iniciativa, estamos ajudando a construir uma verdadeira corrente do bem, reconhecendo e apoiando colaboradores engajados na ajuda ao próximo e na transformação social”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.

“Por meio dos prêmios em dinheiro, o concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ oferece condições reais para que as instituições contempladas tirem seus projetos sociais do papel e os transformem em realidade, mudando destinos de diversas comunidades Brasil afora. Além disso, o curso de gestão de projetos sociais, que é oferecido às instituições vencedoras e também às finalistas, auxilia essas entidades a administrar seus projetos e recursos, desenvolvendo um trabalho sustentável a longo prazo”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

Concurso promoveu oficinas para orientar organizações sociais

Neste ano, o concurso “Volkswagen na Comunidade” trouxe uma novidade: promoveu a oficina gratuita “Elaboração de Projetos Sociais”. A iniciativa reuniu um total de 220 participantes nos cinco encontros promovidos em São Paulo, São Carlos (onde a Volkswagen do Brasil tem sua fábrica de motores), Vinhedo (onde está o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios da empresa), Taubaté (fábrica do up!, Gol e Voyage) e Curitiba (a fábrica está localizada na cidade vizinha de São José dos Pinhais, onde são produzidos o Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, Audi A3 Sedã e Audi Q3).

Direcionada a entidades sociais, a oficina deu dicas de como as instituições poderiam participar do concurso “Volkswagen na Comunidade”. “Com as oficinas inéditas, o 'Volkswagen na Comunidade' ampliou ainda mais sua abrangência, aproximando instituições que desejavam participar do concurso, mas que não sabiam como se inscrever. Nos encontros, os representantes dessas instituições tiveram acesso à equipe da Fundação Volkswagen e puderam tirar suas dúvidas”, esclareceu a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

A Fundação Volkswagen também cadastrou essas instituições interessadas em participar do concurso “Volkswagen na Comunidade” e as “apresentou” aos colaboradores da Volkswagen do Brasil que gostariam de iniciar um trabalho voluntário, mas não sabiam onde e como. Para esses colaboradores, o primeiro passo foi se inscreverem no site do concurso (www.vwnacomunidade.com.br). Dessa forma, a Fundação Volkswagen também se empenhou para que novos trabalhos voluntários tivessem início.

“Volkswagen na Comunidade” já beneficiou 18.239 pessoas diretamente

Em seu histórico, o concurso “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro e beneficiou 18.239 pessoas diretamente. As oito edições já realizadas, até 2015, somam 3.560 projetos inscritos em todo Brasil.

Na 8ª edição, em 2015, o concurso “Volkswagen na Comunidade” havia atingido recorde de inscrições, até então. No ano passado, foram 707 projetos indicados por colaboradores da Volkswagen do Brasil - incluindo fábricas, Centro de Peças e Acessórios e Escritórios Regionais - e da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ).

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou nos últimos 12 anos, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos